2ª via do IPTU Natal – RN

Segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, a cidade de Natal (capital do Rio Grande do Norte) tem mais de 230.000 domicílios. Os proprietários dessas residências devem pagar a taxa de IPTU anualmente para não sofrer penalizações.

Se você não sabe como emitir a segunda via do IPTU de Natal-RN, fique tranquilo. Este texto irá te auxiliar na emissão da segunda via. Basta seguir o passo a passo dos próximos parágrafos e resolver o seu problema. Esse processo é bem simples e pode ser feito pelo seu computador.

2 Via IPTU NATAL

2 via iptu natal
2 Via Iptu Natal
  1. Caso queira verificar o seu IPTU, a primeira coisa a se fazer é acessar o site da prefeitura de Natal: https://www.natal.rn.gov.br/;
  2. Entre no menu “Cidadão” e clique na guia “IPTU”;
  3. Depois disso, clique em “Emissão de Boleto”;
  4. Entre na opção “IPTU/Taxa de lixo”;
  5. O próximo passo é clicar na guia “IPTU 2020”;
  6. A partir de agora, será preciso informar o seu CPF e a sua data de nascimento;
  7. Em seguida, informe novamente o seu CPF;
  8. Depois que fizer isso, será preciso digitar o número sequencial de sua residência;
  9. A próxima página pedirá a sus inscrição mobiliária. Informe-a e clique em “Consultar”.

A partir desse momento, você terá acesso a todas as informações sobre o seu boleto IPTU Natal/RN e poderá fazer a impressão.

Variação de Valores

O valor do IPTU Natal/RN pode variar dependo do imóvel. Isso acontece por conta do valor venal de cada imóvel. Valor venal significa o valor de um imóvel quando vendido com urgência. Veja os motivos para as variações dos valores do IPTU:

  • Se o imóvel for largo ou comprido, ele se valoriza;
  • Se o imóvel fica em boa localização, haverá aumento em seu valor;
  • Se a rua do imóvel apresentar pavimentação, o seu valor aumentará;
  • O preço irá subir se o imóvel estiver perto de uma escola;
  • O preço irá subir se o imóvel estiver próximo de uma praça.

Formas de Pagamento

A prefeitura potiguar permite que se pague o IPTU de dois modos diferentes. A primeira delas é o pagamento à vista. Nesse caso, o contribuinte ganhará um desconto em caso de quite antecipado.

A segunda forma é o pagamento parcelado e o número de prestações é determinado pela prefeitura. Pague o seu IPTU em dia, pois se houver acúmulo de atrasos, a prefeitura pode confiscar o seu imóvel. Existem algumas pessoas que não precisam pagar IPTU em Natal. Entre neste link e saiba quem tem direito a isenção desse tributo.

Telefone Prefeitura Natal

Se quiser esclarecer alguma dúvida com a prefeitura de Natal, ligue para (84) 3232-6389. Caso queira falar com a ouvidoria, envie um e-mail para ouvidoria@natal.rn.gov.br.